o Janmashtami

Pensamento especial para o Janmashtami

O Janmashtami, natalício de Bhagavan Krishna, é comemorado na Índia e no mundo inteiro de acordo com o calendário lunar indiano. Essa data cai sempre no oitavo dia do quarto-minguante, entre a metade de agosto e a metade de setembro. Neste ano, a data é 17/08.

Há muita similaridade entre a vida de Jesus Cristo e Bhagavam Krishna. Ambos nasceram de pais fervorosos a Deus. A mãe de Krishna e seu pai foram perseguidos por seu perverso tio, o rei Kansa, assim como o rei Herodes atormentou os pais de Jesus.

Jesus foi comparado à um bom pastor de Deus; Krishna durante sua infância, escondendo-se de Kansa, cuidou de novilhas. Jesus venceu Satanás; Krishna venceu o demônio Kaliya. Satanás e Kaliya representam o mal, ou a ignorância de Deus.

Jesus parou uma tempestade no oceano e salvou o barco de seus discípulos; Krishna impediu seus devotos e seus respectivos rebanhos de afogarem-se numa terrível inundação, levantando o monte Gowardhan sobre eles, como um guarda-chuva.

Nós sempre ouvimos falar sobre profetas que viveram na solidão dos desertos e florestas, sendo apenas homens de renúncia; mas Krishna foi um dos maiores de todos os profetas, porque ele era capaz de agir nas árduas atividades de um rei, enquanto sua renúncia interior permanecia inabalável.

Paramahansa Yogananda comentou em seu livro “A ETERNA BUSCA DO HOMEM” o significado da vida de Krishna para o homem moderno: ”O Senhor Krishna diz no Gita que, para encontrar o reino dos céus, o que o homem realmente precisa é renunciar aos frutos da ação. Deus enviou o homem a esta vida de tal forma sujeito à fome e aos desejos, que ele é obrigado a trabalhar. Sem trabalho, a civilização humana seria uma selva de doença, fome e confusão. Se todas as pessoas do mundo abandonassem a civilização material para viverem em florestas, estas teriam de ser transformadas em cidades, ou os habitantes morreriam por falta de condições sanitárias. Por outro lado, a civilização material está repleta de imperfeições e sofrimento. Que remédio se pode receitar ?”

“A vida de Krishna comprova sua filosofia de que não é necessário fugir às responsabilidades da vida material. O problema pode ser resolvido trazendo Deus aqui, onde Ele nos colocou. O ambiente não importa; na mente em que reina a comunhão com Deus, passará a existir o Céu.”

7 comentários: