Radha Krishna(amor Eterno)
Radha Krishna ( O Amor Eterno ) "
Lentamente , vamos com cuidado de mergulhar no mundo ,
O segredo mundo romântico de Radha e Krishna .
Vestes amarelas que cobrem o corpo de azul de Krishna ,
Semblante de Radha corar como a lua de prata tímido,
Com as notas de flauta atraindo mágico de Krishna .
Krishna, que rouba de seus olhos otimistas ,
O precioso amor profundamente enraizada no coração dentro.
Quando ele olhou de relance para os olhos castanhos de Radha ,
Desejo e Amor derretido para um em dois corações,
E duas almas entrelaçadas entre si para formar um nome " Radha- Krishna ."
Ninguém perto, mas a lua branca acima ,
Em cujas vigas leitoso , Love banha com as pombas,
Testemunhas melodia romântica da noite tranquila ,
Que dança fora da flauta de Krishna, graciosa e divina ,
E sobre a melodia de que Radha inclina seus olhos humildemente.
Na grama frondosa , Krishna no colo de Radha ,
No infinito escuro , as estrelas no braço de nuvem,
Não há olhos que temos a bênção para obter tal visão bem-aventurada ,
Só tilintando de tornozeleiras de Radha e notas de flauta de Krishna,
Pode sentir isto o romance espiritual de Radha e Madhava .
Olhos tentadores de Krishna fazer o truque ,
Chamando lábios tentado de Radha para dar um beijo,
E como garganta sedenta de um nômade do deserto em um oásis,
Os lábios de Krishna continuar a beber o beijo winy dos lábios de Radha ,
Que seu coração se afoga no rio inundação do beijo.
Este mundo secreto de amor espiritual e romance divino,
O doce de cujo néctar acalma a lua e as estrelas ,
Que beleza maravilhosa está escondido em seu seio ?
Onde Radha e Madhava, em diferentes posturas conjunção ,
Vamos juntos para cumprir todos os desejos lascivos ...
Radhe e Krishna
"Eu sei que você me espera em algum lugar, porque o meu coração vai para conhecê-lo ... Eu sei que você vem a mim ... Eu sei que nossas almas estão unidas ... e eu sei que você ama de e para sempre."
almas gemelas? radha y krishna
Bem-vindo!
Primeiro de tudo obrigado pela visita ! Este artigo é parte da religião hindu e é , na minha opinião, uma linda história de amor que excede todo o nosso hacerca o que é o amor expectativas e explica um pouco preocupado de amar outra pessoa.
Para apresentar um pouco sobre o assunto e entender as fotos vão explicar em primeiro lugar que , krishna ( figura masculina ) é um corpo etérico e Radha , um corpo físico, e faz com que a representação da alma e do corpo que sabemos.
Vamos para a história ;
Na Índia, Deus é homem e mulher, Radha e Krishna . Os pais originais de toda a criação . Esta dualidade de poderes existe em todas as coisas deste mundo . Masculino - feminino , positivo - negativo , quente e frio , ying -yang , dia - noite , corpo-alma , etc .
almas gêmeas ? Radha e Krishna
Mas, no mundo espiritual, onde nós pertencemos, há unidade entre essas energias. Por isso, é natural que se sinta que precisamos de outro partido, e vivem à procura em cada uma de nossas ações: trabalhando, estudando , procurando o amor em todos.
E nos sentimos vazios quando não encontramos em outros lugares que estão perto de nós .
evolução
história
Então, se a nossa fonte é Masculino e Feminino , alma gêmea não é algo diferente de nós , mas é a nossa outra metade.
almas gêmeas
O que você sente quando você está com essa pessoa é algo que não pode ser descrita em palavras. É um amor além de qualquer dimensão .
A Chama Gêmea é um ser com quem sentimos uma profunda afinidade e harmonia.
Há uma visão sobre os níveis , intelectuais e espirituais físicas, emocionais. Portanto, a alma gêmea , podemos ter um caso de amor perfeito, onde um amor incondicional e desinteressado é compartilhado. Obter o melhor de nós , que nos permite crescer, evoluir e irradiar que outros harmonia .
Radha e Krishna
Há também objetivos , propósito comum e anseios mais profundos compartilhados. No entanto, para chegar a encontrar as questões cármicas alma gêmea deve ser resolvido , gerado em vidas anteriores . Ela é como uma recompensa para o aprendizado e evolução.
Por não ter a sua próxima experiência de uma nostalgia no espírito inconscientemente quer um encontro, e que a ligação vem de outras vidas , desde a origem da própria alma.
O sindicato promete laços inquebráveis que certamente pode atender as mais diversas circunstâncias. A compatibilidade ea ligação emocional que se destacam de qualquer outra relação de amor que temos.
Não é um relacionamento romântico. Não há romance, há algo que vai além . Romantismo exagero eu geralmente gerado pelo ego. Quando almas gêmeas se encontram, há algo que une superior é , sem dúvida, o amor incondicional que tem vindo a atravessar as camadas de ego e é o único amor autêntico.
É uma relação que deve olhar . Na verdade não procura simplesmente é .
Existe uma relação cujo comportamento parâmetros pode ser entendida ou designar através de compromissos ou rótulos sociais conhecidos. Bastante comum na sociedade , com base nos tipos de ego com suas relações legais ou formais , não há palavras para descrever essas relações. Há amigos , não são amantes, não são coabitação , não são namorados , não são casados , não são um casal. Soul Mates são .
Com a sua alma gêmea nunca vai jogar por nada nem famílias , nem posição social , e não por status ou por realizações.
Não há tempo ou espaço específico necessário para saber que eles estão em contato . Almas gêmeas não se limitam apenas ao espaço físico ou temporal para se comunicar.
É uma relação que pode ser dissolvido . Depois de encontrar a sua alma gêmea , é insolúvel em seu mais alto grau , mesmo após os testes de separação do que em qualquer outro relacionamento acabaria com o link.
almas gêmeas ? Radha e Krishna
A relação entre o Soul Mates :
É uma relação em que duas pessoas encontram a sua própria alma , tanto em si e no outro , ao mesmo tempo ou outro . A descoberta marca a vida como uma referência difícil de explicar para alguém que não tenha vivido .
Na primeira, é um relacionamento onde contra uma pessoa desconhecida , você descobre sua alma ou espírito é bem sabido você . Você sente -se nessa pessoa . Confiança acontece automaticamente.
Há um sentimento franco e inegável de já ter encontrado essa pessoa, que perfeito desconhecido . A atração não é dos corpos, se apaixonar não é a maneira de ser , tanto atração e paixão são a alma .
Normalmente, a única empresa que se sente como necessária , embora não seja. Este paradoxo ocorre apenas em Soulmates porque um é o outro , enquanto a si mesmo e, portanto, pode ser necessário e não o outro.
É a relação que tem experiência com o mais puro amor que transcende toda a necessidade do corpo ou uma necessidade , alcançando e desfrutando juntos vários momentos de plenitude da vida.
Nunca competir por qualquer coisa, cooperar de qualquer maneira que puderem para ajudar uns aos outros a crescer . Almas gêmeas estão sempre dando tudo, em entrega total , sem medo, ou as medidas de forma incondicional , sem expectativas , para ajudar no crescimento do outro .
No raciocínio, intuição abre e entender por tudo e tinha que acontecer. Portanto, é uma relação que intuir que deveria ser, e enquanto outros não entendem . A outra razão , eles intuir .
É uma relação onde se sente o que o outro sente, tanto quando eles comentar e compartilhar os eventos que aconteceram ... ou não .
É um relacionamento onde há um interesse profundo e constante na vida de cada um , de onde vêm a descobrir que um de seus mais preciosos tesouros de valor inestimável e é a atenção amorosa que está constantemente fornecido.
evolução
Os poderes de telepatia , paraempatía , clariaudiência e percepções extra-sensoriais em geral , que são francamente aumento na sua capacidade de acontecer entre Almas Gêmeas. "
" Eu sei que você me espera em algum lugar , porque o meu coração vai para conhecê-lo ... Eu sei que você vem a mim ... Eu sei que nossas almas estão unidas ... e eu sei que você ama de e para sempre. "
O encontro de almas gêmeas acontece muito antes de acontecer o conhecimento sobre o plano físico.
Essa reunião será feita por fases , uma vez que ocorreu , permanecem latentes e estão acorrentados um ao outro.
Ideal Espiritual: Também chamado de missão. Sabemos que isso é conseguido , quando juntos, almas gêmeas alcançar um desenvolvimento que vai conseguir nunca alcançar separadamente . Ambos são invadidos por uma imensa felicidade. Se eles lutam ou cisão , decadência ou fulminante olhar. Venha sentir que depois não se interessa mais.
história
Simpatia intelectual: [/ color] Nesta fase almas gêmeas como as mesmas questões , trocar idéias , que por sua vez são construtivas . Ambos querem uma elevação cultural e intelectual. Os companheiros encorajar uns aos outros no estúdio , se não entrar na esfera da individualidade e egoísmo.
almas gêmeas
Estilo : O homem ea mulher se doam paixão, procurar . Há necessidade de conversas longas que duram horas. Diálogos e planos para o futuro longas são respeitados.
Radha e Krishna
Física : Este é o período em que o abraço, beijo e sexo são intensas , quando há um elevador para a liberação da kundalini cármica de qualquer obstáculo que vai contra a evolução dos dois.
almas gêmeas ? Radha e Krishna
Às vezes as coisas estão na gaveta de memórias , nós apenas aprender a se lembrar e sentir o quão maravilhoso e inconcebível pode ser tão perto de alguém que está tão longe e ainda assim , apesar de não ter visto a cara dele , sabemos que o amor , sempre e para sempre .
obrigado pela visita !
Fontes informationEl conteúdo do post é minha autoria e / ou uma compilação de várias fontes
Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sitesGlobal Market Finder
Essência da Filosofia do Amor Divino
Essência da Filosofia do Amor Divino
Radha RaniDe todas as escrituras, precisamos entender as respostas a três perguntas para obter a essência da filosofia do Amor Divino :
Qual é o nosso relacionamento com Deus?
Qual é o meio para estabelecer essa relação?
O objetivo final é que vamos alcançar, uma vez que a relação foi estabelecida?
Estas questões são abordadas por do Shree Maharajji filosofia que tem sido resumidas como abaixo como:
Filosofia do Amor Divino
Todo ser vivo é incessantemente em busca de felicidade. Esta busca é natural de nosso ser, uma vez que somos uma parte eterna de Deus, que é o oceano de bem-aventurança divina. A busca da felicidade é a busca de Deus, senão que é desconhecido para a nossa mente e do intelecto. Assim, a realização de Deus é o objetivo de nossas vidas.
Não podemos conhecer a Deus por nossos sentidos, a mente eo intelecto. Estes instrumentos de conhecimento de nossos são material, e não consegue entender a natureza divina do Ser Supremo.
O único meio de conhecer a Deus é através de sua graça, pela qual Ele próprio dá o Seu Divino conhecimento sobre a alma
Se quisermos receber essa graça divina, devemos nos render a ele. Essa entrega não é um ato externo, que deve ser de dentro. A verdadeira entrega é a da mente.
A dificuldade em se render a nossa mente para Deus é que, neste momento, ele está conectado com o mundo, devemos primeiro separá-lo a partir daqui, só então poderemos anexá-lo a Deus.
Nesta fase, precisamos de um guru ou um mestre espiritual que pode nos explicar sobre a base das escrituras Como retirar a mente do mundo e anexá-lo a Deus. A qualificação de um verdadeiro mestre espiritual é que ele deve ser o próprio Deus-realizado.
Embora os Vedas mencionar os três meios de karm, Gyana e bhakti, nosso objetivo de realização de Deus pode ser realizado através de bhakti sozinho. Karm necessita da adição de bhakti para torná-lo karmyog; Gyan necessita da adição de bhakti para torná-lo bhakti-lo para torná-lo gyanyog, enquanto bhakti é, por si só bhaktiyog.
Este bhakti ou devoção deve ser realizado desinteressadamente, sem o desejo de quaisquer recompensas materiais. Até mesmo o desejo de libertação é um desejo inferior, uma vez que a libertação é um subproduto automático de alcançar a devoção.
Shree KrishnaNesta devoção, podemos estabelecer cinco tipos de relações com o Ser Supremo. Podemos vê-lo como nosso Rei, nosso Mestre, nosso amigo, nosso filho ou nosso Amado. Entre estes, adorando a Deus como nosso Amado, no humor dos gopies de Vrindaban, é o mais alto.
Saudades de nosso Divino Amado desenvolve pela prática de Roop-dhyan, ou meditação sobre a forma pessoal de Deus. Junto com isso, temos de aprender a se lembrar dele durante todo o dia, por sentir a Sua presença divina conosco em todos os momentos.
Quando o nosso coração está perfeitamente limpa pela prática de devoção, vamos receber outro tipo de devoção pela graça de nosso mestre espiritual, chamado perfeita devoção ou Amor Divino . Este amor divino é um poder eterno de Deus, é um tal poder que o próprio Deus torna-se cativado pelo devoto que possui. Com esse Amor Divino, vamos participar no serviço de amor eterno do Senhor Supremo, e ao deixar este corpo, nós entraremos sua eterna Leelas Divina e finalmente alcançar a felicidade ilimitada e Amor Divino.
SENHOR!!!
"No silêncio de todos os dias que amanhecem,
Venho pedir-te a Paz, a Sabedoria, a Força.
Quero ver hoje e sempre o mundo com os olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos e servos,
Como através deTua misericórdia mesmo os vês,
E assim, não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
Que todos quantos se achegarem a mim,
Sintam Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza, Senhor,
E que , no decurso deste ensaio através dos dias,
"Eu Te Revele a Todos."
Dia de Radhastani
13/Settembre/2013 Radhastami feliz
Srimati Radharani -
Sri Radha- Stotram de ' Brahmanda Purana
1 . " GRHE RADHA RADHA VANE PRSTHE Purah Sthita
YATRA YATRA Sthita RADHA RADHAIV ARADHYATE MAYA "
Meu doce lar é Sri Radha , a alegria , a floresta sagrada de Vrndavana é meu Radha ! Você só está presente tanto na frente e atrás de mim! Onde quer que eu sou, eu amo Radharani , que é a minha própria alma e está presente em todos os lugares !
2 . " JIHVA RADHA RADHA SHRUTAU NETRE HRDI castidade
SARVAGGA VYAPINI RADHA RADHAIV ARADHYAT MAYA "
O Santo Nome de Radhika é muito querida para mim , e é sempre na minha língua. Sua virtude divina sempre ressoam em meus ouvidos ! The Shape of My Radharani Transcendental por doce coração está sempre visível aos meus olhos e no meu coração! Fervorosamente Eu amo meu amado Radha , que permeia todos os poros do meu corpo divino !
3. " Puja RADHA RADHA JAPO Radhika CA BHIVANDANE
SHIRO SMRTAU RADHA RADHA RADHAIV ARADHYATE MAYA "
Eu cumprir o meu puja ( oferenda ritual ) apenas para o prazer de Radharani , só Sua Santíssima Santo Nome é o meu Japa ( cantando ) ! Eu ofereço minha humilde homenagem à rainha Radha , meu amado Radhika é sempre o objeto de contemplação Mia! Mantê-lo na minha cabeça só , por favor, e eu amo Shri Radha é Minha própria vida !
4 . " GANE RADHA Gune Radhika BHOJANE GATAU
Ratri RADHA RADHA RADHAIV ARADHYAT MAYA DIVA "
Canto constantemente apenas Seus Nomes Divinos, louvar suas virtudes cheios de felicidade ! Faça o que fizer ou comer , a minha existência é apenas para o prazer de Radha Minha Rainha ! Dia e noite, contemplando com alegria a forma transcendental de Radharani , que é a minha alma , eu ofereço minha adoração !
5. " MADHURYE Madhura RADHA MAHATTVE Radhika GURUH
SAUNDARYE Sundari RADHA RADHAIV ARADHYATE MAYA "
Apenas SRHI Radha é a personificação do amor e da felicidade em tudo o que é amável e agradável ! Ela é apenas o grande e essencial verdade em todos os poderes transcendentais ! Eu amo Radhika , a minha própria alma , que é a suprema beleza em tudo o que ele tem a beleza sagrada !
6. " RASA Sudha Sindhu RADHA RADHA Saubhagya MANJARI ,
RADHA VRAJAGGANA mukhya RADHAIV ARADHYATE MAYA "
Meu amado Radhaji é o oceano do néctar da bem-aventurança divina , Rasa ! Ela é a única flor original que floresce na fortuna transcendental ! Com carinho Eu amo meu Radharani eterna de doce coração, o diretor da Vrindavan Divina Pastora !
7. " RADHA PADMANANA PADMA PADMODBHAVA ON PUJITA
PADME VIVECITA RADHA RADHAIV ARADHYATE MAYA "
o rosto de Sri Radhaji é tão bonito , como uma flor de Lotus Sagrado ! Ela mesma é Padma , a Suprema Deusa da riqueza e auspicioso, sempre adorado pelo Senhor Brahma, o Criador do Universo Cósmico ! Mantendo Sua Majestade na Lotus of My Heart , eu adoro Radha , que é a minha alma !
8. " RADHA KRISHNATMIKA nityam Krsno RADHATMAKO DHRVAM
VRNDAVANESHVARI RADHA RADAIV ARADHYATE MAYA "
A verdade eterna é que Srimati Radharani é a alma do Senhor Shri Krishna e Shri Krishna é certamente a alma amada Radhikaj ! Eu amo a Rainha Divino da Terra Santa de Vrindavana , Shri Radha !
9. " NAMA NETRAGRE JIHVAGRE Radhika Radhika TANUH
Karne CA KIRTIR Manase Radhika Radhika SADA "
O Santo Nome de Radha , tão querida para mim, sempre dançando na ponta da minha língua ! Sua encantadora Forma Divina está sempre diante de meus olhos! Glórias do Transcendental Meu Radhika sempre ecoar nos meus ouvidos e só ela reside sempre no meu coração!
10. " KRISNENA PATHITAM Stotram Radhika PRITAYE PARAM
YAH Pathet PRAYATO nityam RADHA KRSNANTIGO bhavet "
Quem recita diariamente essa oração proferida pelo Senhor Shri Krishna , que é muito querido por Srimati Radhika , certamente vai receber misericórdia para eles o maior serviço amoroso de Shri Radha- Krishna .
11. " ARADHITA Manah Krsno RADHARADHITA manasah
KRSNAKRSNA MANA RADHA KRSNETI YAH Pathet "
Sua amada Srimati Radharani adora o Senhor Shri Krishna em seu coração e em sua alma. O Senhor Shri Krishna ama a sua própria alma , o amado Srimati Radhika , em seu coração e em sua mente. Qualquer que seja a alma de sorte que vai lê-lo com fé e com amor vai recitar esta oração excelente atração no amor eterno entre mútuo Shrimati Radhika e Shri Krishna, irá tornar-se igualmente atraído e ligado aos pés de lótus de Shri Shri Radha e Krishna
O significado de “Radhe”
O significado de “Radhe”
O significado de “Radhe”
The Hague, Holanda: 9 de julho de 2005
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
[Como uma invocação no 10º Festival Anual de Harikatha na Holanda, Srila Narayana Maharaja pediu que os devotos cantassem a preces de Srila Rupa Gosvami “Radhe, Jaya Jaya Madhava Dayite.” Srila Gurudeva então explicou detalhadamente tal oração.]
radhe! jaya jaya madhava-dayite
gokula-taruni mandala-mahite
damodara-rati vardhana vese!
hari-niskuta-vrndavipinese!
vrsabhanudadhi-nava-sasi-lekhe
lalita-sakhi! guna ramita-visakhe!
karunam kuru mayi karuna-bharite!
sanaka-sanatana-varnita-carite
Radhe – qual o significado de Radhe? “Aradyate iti.” O próprio Senhor Sri Krsna adora Srimati Radhika, e Radha adora Sri Krsna. Quando Ela surgiu do lado esquerdo de Krsna na rasa-lila, Ela imediatamente correu para adorá-lO – e Ele correu na direção dEla. “Radhe Jaya Jaya – Radhe, que Você seja gloriosa, que Você seja gloriosa.”
“Madhava Dayite – Você é muito querida e próxima do Senhor Madhava.”
yasyah kadapi vasanancala-khelanottha-
dhanyati-dhanya-pavanena krtartha-mani
yogindra-durgama-gatir madhusudano 'pi
tasya namo 'stu vrsabhanu-bhuvo dise 'pi
[“Reverências a direção que aponta a filha de Sri Vrsabhanu. Quando a brisa que vem desta direção move a pontinha das vestes dEla, o Senhor Krsna, o qual não pode ser alcançado nem mesmo pelo rei dos yogis, pensa que Sua vida agora Se tornou um grande sucesso.” (Radha-rasa-sudha-nidhi, verso 2)]
Certa vez, Sri Krsna fez algo que ofendeu Srimati Radhika então Ela entrou em Seu humor zangado. Ela estava sentada de um lado do Radha-kunda enquanto Krsna estava do outro. A brisa vinda do lado de Radha tocou a bela fragrância do Radha-kunda e também o véu de Radhika – não tocou em Radhika, mas no véu que exalava a fragrância dEla. A brisa então tocou Krsna e Ele exclamou: “Minha vida tornou-se bem sucedida! Minha vida é um sucesso!”
Muitos sábios e reis santos são capazes de controlar suas mentes que são deste modo purificadas. Ainda assim, mesmo em sua meditação eles não são capazes de tocar os pés de lótus de Sri Krsna. Por outro lado, por qualquer contato com Radhika, mesmo que seja somente com a fragrância do véu dEla, este mesmo Krsna fica completamente subjugado. Radhika é muito gloriosa.
venum karan nipatitam skhalitam sikhandam
bhrasdanca pita-vasanam vraja-raja-sunoh
yasyah kadaksa-sara-ghata-vimurcchitasya
tam radhikam paricarami kada rasena
[“Quando irei me deleitar no serviço a Srimati Radharani? Atingido pelas flechas do olhar de soslaio de Srimati Radhika, Krsna desmaia, Sua flauta cai de Suas mãos, a pena de pavão desatou-se em Sua cabeça e Seu manto amarelo escorrega de Seu pescoço.” (Radha-rasa-sudha-nidhi, verso 39, Srila Prabhodhananda Sarasasvati)]
Srila Prabhodhananda Sarasvati escreveu: “Quando terei a oportunidade de servir Srimati Radhika com rasa – manjari-rasa – o qual é muito elevado, muito mais do que os estágios transcendentais de sneha, maan, raga, anuraga e ainda mais do que isso.”
akhila-rasamrta-murtih
prasrmara-ruci-ruddha-taraka-palih
kalita-syama-lalito
radha-preyan vidhur jayati
[“Que Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, seja glorificado! Em virtude de Seus aspectos atrativos sempre em expansão Ele subjuga as gopis de nome Taraka e Pali e absorve as mente de Syama e Lalita. Ele é o amante mais atraente de Srimati Radharani e o reservatório de prazer para os devotos situados em todas as diferentes doçuras transcendentais.” (Caitanya-caritamrta Madhya-lila 8.142)]
Quando Sri Krsna toca Sua flauta, todas as gopis são controladas. Ele é um oceano de rasa. Com Sua beleza e pelo tocar da flauta Ele controla Taraka, Pali, Candravali; assim como outras tais como Bhadra e Syamala. Lalita também é controlada por Ele. Ele controla todas as vacas com Sua flauta. Mesmo assim, quando Ele vê Srimati Radhika, esta flauta cai de suas mãos e Sua pena de pavão cai de Sua cabeça aos pés de lótus dEla.
“Brasdanca pita vasanam – Ele não percebeu que Seu manto amarelo também estava caindo. Ele ficou completamente enlouquecido e desmaiou repentinamente.” Srimati Radhika é muito gloriosa e, portanto, Srila Rupa Gosvami canta “Radhe, Jaya Jaya Madhava Dayite.”
Srila Sukadeva Gosvami cita Sri Krsna no Srimad-Bhagavatam:
na paraye ’ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna
[“Não sou capaz de pagar Minha dívida pelo seu serviço imaculado, mesmo na duração de vida de Brahma. Sua ligação comigo está além da reciprocidade. Vocês Me adoraram, tendo rompido todos os laços familiares, os quais são muito difíceis de serem quebrados. Deste modo, por favor, permita que seus próprios atos gloriosos sejam sua compensação.” (Srimad-bhagavatam 10.32.22)]
Srila Jayadeva Gosvami também cita Krsna no Gita-govinda:
smaragarala kandanam
mama sirasi mandanam
dehi pada pallavam udbharam
Sri Krsna implora a Srimati Radhika “Ó Devi, trago Meus ouvidos em Minhas mãos.*[1] Fiz algo errado e, por isso, prometo que no futuro nunca mais cometerei qualquer ofensa contra Você. Fique satisfeita comigo. Ofereço Minha flauta e Minha pena de pavão aos Seus pés. Não consigo tolerar a saudade que sinto por estar separado de Você nem sequer por um momento. Morrerei sem Você, de forma que, por favor, perdoe Minhas falhas. Por favor, perdoa-me.”
Sri Jayadeva Gosvami não pôde escrever isto*[2] mas nossos Gosvamis, como Srila Rupa Gosvami, que é Sri Rupa Manjari, pôde fazê-lo. Quão gloriosa é Radha. “Jaya Jaya Madhava Dayite – Sri Krsna é controlado por Srimati Radhika.”
“Gokula taruni mandala mahite – Muitas gopis vivem em Gokula. Elas são extremamente belas e Candravali é especialmente bela, mas ninguém é como Radhika. Taruni mandala mahite – neste mundo ninguém é tão querida e íntima de Krsna como Radhika.”
“Damodara rati vardhana-vese – Damodara é controlado por Sua mãe, mas neste contexto este mesmo Damodara é agora controlado por Radhika. Vardana vese – para aumentar o amor e a afeição de Sri Krsna, Ela aparece em várias belas formas.”
“Hari-niskuta vrndavipinese” – Hari significa Krsna, aquele que rouba o coração de todos especialmente o coração das gopis. Seu jardim é Vrndavana, onde o Yamuna está fluindo, pavões estão dançando e cucos estão cantando. Em toda parte há flores beli, cameli e kadamba. Todos os estímulos estão aqui. Lá, Krsna não é Vrndavanesvara (e Senhor e controlador de Vrndavana). Uma vez que Vrnda deu Vrndavana para Srimati Radhika – Ela é Vrndavanesvari. Especialmente, Sri Krsna não é Rasesvara (o Senhor e controlador da rasa-lila), mas sim Radhika é Rasesvari. O Senhor Krsna é um dos participantes, mas Radhika é o todo completo.
“Jaya Jaya – Oh Devi, seja gloriosa. Espalhe uma partícula de Sua misericórdia sobre mim.”
vrsabhanudadhi-nava-sasi-lekhe
lalita-sakhi! guna ramita-visakhe! (verse 3)
“Você é como a lua que surgiu do oceano de amor de Vrsabhanu Maharaja. [De acordo com o Srimad-bhagavatam, a lua nasceu do bater o oceano.]
“Lalita sakhi guna-ramita-visakhe – Você é a sakhi de Lalita.” De que forma?
dhurte vrajendra-tanaye tanu susthu-vamyam
ma daksina bhava kalankini laghavaya
radhe giram srnu hitam iti siksayantim
devim gunaih sulalitam lalitam namami
[“Ofereço pranama a Sri Lalita-devi, o encantador reservatório do tesouro de todas as boas qualidades, que instrui Srimati Radhika da seguinte forma: ‘Ó Kalankini (moça incasta)! Radhe! ouça as minhas boas instruções que são favoráveis a Você! Vrajendra-nandana é muito ardiloso (dhurta). Não demonstre Seu humor de submissão gentil (daksina bhava) para Ele; ao invés disso, em todas as circunstâncias seja contrária.’” (Sri Lalitastakam, verso 4)]
Srimati Lalita-devi é muito próxima e querida de Srimati Radhika ao ponto de algumas vezes controlar Radhika. “Dhurte vrajendra – Lalita diz: ‘Vrajendra-nandana (Sri Krsna, o filho de Nanda Maharaja) é um enganador de alta classe. Ele é negro por dentro e por fora. Ele é negro por toda parte, portanto, não seja submissa a Ele. Sempre aja de uma forma para controlá-lO. Não abandone Seu maan (ira transcendental).’” Radhika quer abandonar Seu maan, mas Lalita Lhe diz para não fazer isso. “Radhe giram srnu hitam iti siksayantim” – Lalita é a Guru de Radhika, então Ela pode conceder a qualquer um este dasya-prema de Radhika.
yam kam api vraja-kule vrsabhanu-jayah
preksya sva-paksa-padavim anuruddhyamanam
sadyas tad-isa-ghadanena krtarthayantim
devim gunaih sulalitam lalitam namami
[“Ofereço pranama a supremamente encantadora Sri Lalita-devi, o depósito de tesouros de todas as boas qualidades. Ao ver qualquer jovem mocinha em qualquer lugar de Vraja e vendo que ela está inclinada a ser uma priya-sakhi de Srimati Radhika, Lalita imediatamente diz a Radha que ela deve aceitar tal pessoa em Seu próprio grupo (sva-paksa). Radha obedece Lalita, que então satisfaz o desejo de tal mocinha.” (Sri Lalitastakam, verso 7)]
Visakha nasceu no mesmo dia que Radhika nasceu, então a beleza dela assim como suas outras qualidades são similares aquelas de Radhika. Sua voz é tão doce até mesmo mais do que a de Sri Krsna. Todas suas qualidades são como aquelas de Radhika. Oro para que me Ela torne sua discípula e me treine no serviço a Radhika e Krsna.
karunam kuru mayi karuna-bharite!
sanaka-sanatana-varnita-carite
Neste verso Srila Rupa Gosvami diz que mesmo aqueles que são brahmavadis de primeira classe, como Sukadeva Gosvami (quando ele primeiro apareceu neste mundo) e os Quatro Kumaras (que têm 5 anos de idade para sempre e que estão sempre nus, os filhos do Senhor Brahma) estão glorificando Srimati Radhika. Nisanta-lila (os passatempos do final da noite de Radha e Krsna) e outros passatempos da asta-kaliya-lila (os passatempos de Radha e Krsna durante as 24horas do dia) foram contados para os Quantro Kumaras pelo Senhor Siva, e então eles escreveram sobre estes tópicos no Brhat-vamana Purana. Então Srila Rupa Gosvami está glorificando Sanaka, Sananda, Sanat e Sanatana Kumara.
Neste contexto, Sanatana significa o Sanatana dos Quatro Kumaras. Mas Srila Sanatana Gosvami também glorificou Srimati Radhika, especialmente no Brhad-bhagavatamrta e em seu comentário Vaisnava Tosani ao Srimad-Bhagavatam.
Agora nós estamos glorificando Radhika, de tal forma que este Festival da Holanda possas e tornar bem-sucedido. Sei que mais de 1.000 devotos vieram para cá de várias partes da Europa, Austrália, Inglaterra, Rússia e vários outros países. Podem ocorrer alguns problemas. Ninguém pode satisfazer a todos e especialmente não é possível satisfazer uma criança. Assim se surgir qualquer problema com a hospedagem, prasadam o relativo a qualquer outra coisa – isso pode acontecer – por favor, tolerem.
Todos vieram para hari-katha e nós daremos hari-katha. Falaremos o mesmo hari-katha que Srila Bhaktivdenta Swami Maharaja, seu Prabhupada, deixou para mim. Ele me disse: “Você deve dar isto.”
Tente beber o néctar do hari-katha com seus ouvidos em forma de cálices. Srila Sukadeva Gosvami falou sobre este tema, mas não abertamente como estou falando. Sukadeva Gosvami nunca disse abertamente o nome de Radhika no Srimad-Bhagavatam, também não revelou os nomes de Candravali, Lalita ou Visakha. Mas Srila Bhaktivinoda Thakura revelou isto e, seguindo o seu parampara, também estou contando para vocês muitos nomes secretos e passatempos doces. Tentem aceitar isto dentro de seus corações e preguem nossa missão por todo o mundo. Não sejam fracos. “Radhe Jaya Jaya Madhava Dayite.”
*[1] – puxar as próprias orelhas com ambas as mãos indica que alguém admite uma ofensa e implora por perdão]
*[2] – Jayadeva Gosvami hesitou escrever o verso inteiro, porque ele tinha um traço de humor de opulência em relação a Sri Krsna. Então, enquanto ele estava fora, o próprio Krsna na forma de Jayadeva, foi a sua casa e escreveu o resto do verso no caderno do devoto.
Conselheiros Editoriais: Pujyapada Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição e digitação: Vasanti dasi
Editora: Syamarani dasi
Tradução para o Português: Basanti dasi
Marcar fotoAdicionar localEditar
Radha Krishna
Radharani abandonou a arena da dança.
Sri Krishna foi atrás de Radha pelos bosques de Vrndavana, mas não conseguiu encontrá-la.
Sentado debaixo de uma árvore de tamarindo em Imli-tala, onde Radha costumava ficar, Krishna começou a cantar: “Radha, Radha, Radha”.
Totalmente imerso em pensamentos sobre Radharani, o corpo transcendental azulado de Sri Krishna foi assumindo a radiante coloração dourada de Srimati Radharani.
Nesse momento, Sri Radha e suas amigas gopis chegaram e ficaram cativadas por essa forma dourada de Krishna.
Então Srimati Radharani disse: “Finalmente, vejam, Krishna está sentado aqui!
Krishna então abandonou seu humor de separação ao perceber que Radharani e as gopis estavam por perto. Radharani então lhe perguntou sobre o significado dessa forma dourada, sem precedentes.
“Estava lhe procurando Radhika” – respondeu Krishna – “Sentei-Me aqui e comecei a cantar Teu nome. Gradualmente Meu corpo foi assumindo Tua refulgente cor dourada e Meus sentimentos foram se substituindo pelos Teus. Meu corpo foi gradualmente se transformando e me fez experimentar o intenso humor de Tua separação de Mim. Nunca antes eu havia sentido isto. Em Kali-yuga aceitarei novamente Tua forma e temperamento, e distribuirei livremente o prema-bhakti a todas as almas condicionadas”.
Assinar:
Postagens (Atom)