Sri Govardhanashtaka

Você conhece esta oração cantada no dia de Govardhana-puja ? Assista a um vídeo e leia os versos em louvor de Govardhana Hill.



Esta música foi composta por Srila Vishvanatha Chakravarthi Thakura, um dos acharyas no Gaudiya Vaishnava Sampradaya. Os devotos cantam Govardhanashtaka enquanto um arati é realizado para Govardhana Hill no dia de Govardhana-puja.

Texto 1

krsna-prasadena samasta-shaila-
samrajyam apnoti cha vairino 'pi
sakrashya yah prapa balim sa sakshad
govardhano eu dishatam abhistam

Maio Govardhana Hill, que pela misericórdia de Krishna tornou-se o rei de todas as montanhas e recebeu o respeitoso tributo de seu indra inimigo, cumprindo meu desejo.

Texto 2

sva-prestha-hastambuja-saukumarya-
sukhanubhuter ati-bhumi-vrtteh mahendra
-vajrahatim apy ajanam
govardhano me dishatam abhistam

Como foi realizada acima da terra, tornou-se tão cheio de felicidade ao experimentar a suavidade da mão de lótus de seu amado Krishna, nem sabia que estava sendo atingido pelo raio de Indra. Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 3

yatraiva krsno vrshabhanu-putrya
danam grhitum kalaham vitene
sruteh sprha yatra mahaty atah sri-
govardhano me dishatam abhistam

Tentando cobrar um pedágio, Krishna brigou com a filha do rei Vrishabhanu. Os Vedas personificados ansiam ouvir essa disputa. Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 4

snatva sarah svasu samira-hasti
yatraiva nipadi-paraga-dhulih
alolayan khelati charu sa sri-
govardhano me disatam abhistam

Banhando-se em um lago próximo, o elefante de uma brisa agradável, coberto de pólen de kadamba e outras flores, joga graciosamente lá. Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 5

kasturikabhih sayitam kim atrety
uham prabhoh svasya muhur vitanvan
naisargika-sviya-shila-sugandhair
govardhano me dishatam abhistam

A fragrância doce de Govardhana vem do cervo de musk que relaxa lá? Do Senhor que joga lá? Ou é o aroma natural de Govardhana? Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 6

vamsha-pratidhvany-anusara-vartma
didrkshavo yatra harim harinyah
yantyo labhante na oi vismitah sa
govardhano me dishatam abhistam

Procurando por lorde Hari no caminho de sua música de flauta, o veado atônito não o encontra. Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 7

yatraiva gangam anu navi radham
arohya madhye tu nimagna-naukah
krsno oi radhanugalo babhau sa
govardhano eu dishatam abhistam

Quando o casal Divino viajou no Ganges, o barco começou a afundar no meio. Krishna era maravilhosamente bela enquanto Radha se apegava ao pescoço dele. Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 8

vina bhavet kim hari-dasa-varya-
padashrayam bhaktir atah shrayami
yam eva saprema nijesayoh sri-
govardhano eu dishatam abhistam

Sem se abrigar dos pés da colina que é o melhor dos servos de Lord Hari e cheio de amor pelo divino rei e rainha, como é possível alcançar um serviço devocional puro? Que Govardhana Hill possa cumprir meu desejo.

Texto 9

eat pathed yo hari-dasa-varya-
mahanubhavashtakam ardra-cetah
sri-radhika-madhavayoh padabja-
dasyam sa vinded achirena sakshat

Que o leitor desses oito versos que glorifiquem o maior servo de lorde Hari, seu coração derretendo com puro amor, rapidamente alcança o serviço direto aos pés de lótus de Sri Sri Radha-Madhava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário